Como desenvolver bons hábitos no trabalho?

Quando falamos de bons hábitos no trabalho, não nos referimos apenas a cumprir os horários ou evitar faltas e atrasos em projetos sob sua responsabilidade, afinal, isso é parte do que foi definido no seu contrato e deve ser seguido.

No entanto, apenas cumprir o que foi determinado não é aconselhável se o que você quer mesmo é crescer! Por isso, neste artigo, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo a entender — e colocar em prática — bons hábitos no trabalho. Acompanhe a leitura e saiba mais!

A força do hábito

Especialistas ainda não entraram em um consenso sobre quanto tempo levamos para desenvolver um novo hábito, mas uma coisa é unânime: ele é fruto da repetição. É preciso, diariamente, policiar-se e manter-se firme em direção ao objetivo, uma vez que a insistência é a palavra de ordem para esse processo.

Você faz o que faz, do jeito que faz, há muito tempo. Acreditar no mito de que em poucos dias um comportamento novo se tornará natural pode ser a receita para a frustração. Afinal, você precisa reprogramar certos padrões que antes passavam despercebidos.

E não duvide da força do hábito! Napoleon Hill em sua pesquisa há mais de 100 anos já havia identificado esta força como uma lei do êxito! Ele é muito mais poderoso do que imaginamos, sendo o resultado da combinação perfeita entre disciplina e motivação.

O valor dos bons hábitos nas empresas

Há algum tempo, bastava você chegar na empresa, bater o ponto, realizar o seu trabalho e, depois de 8 horas, bater novamente o ponto e ir para a casa. Hoje em dia, você precisa ir além.

Isso não quer dizer que você tenha que sacrificar a sua vida pessoal em virtude de horas extras ou sobrecarregar-se de trabalho, mas sim que você deve estar atento à empresa como um todo: seus valores, sua missão, sua cultura organizacional e, claro, mostrar que veste a camisa dela e que pode agregar muito à equipe.

De acordo com um estudo realizado com CEOs e gestores de diversas empresas brasileiras, competências como autoliderança, bom desempenho em equipe, bom humor, criatividade e uma boa comunicação estão entre as habilidades comportamentais mais importantes para o mundo corporativo.

Ou seja, cada vez mais, as organizações valorizam tanto o conhecimento técnico quanto as habilidades sociais. E isso é uma ótima estratégia para os negócios! Até porque é muito mais interessante para o empregador ter ao seu lado alguém que vai além e que tem o poder de unir a equipe e pleitear melhores resultados do que um colaborador que apenas cumpre seus horários e não se engaja com os propósitos da empresa.

Bons hábitos poderosos para a sua carreira

Preparado para saber quais são os aspectos que vão tirar você e a sua carreira da zona de conforto? A seguir, separamos dicas de ouro para você começar a desenvolver bons hábitos hoje mesmo!

Faça o que tem que ser feito

A procrastinação é uma das maiores inimigas da sua carreira. Para ajudar a vencê-la, você pode organizar a sua rotina de forma diária. Elenque o que precisa ser feito ainda hoje, defina prioridades e cumpra o que foi estipulado. Alguns profissionais se organizam de maneira semanal, mas, se a procrastinação tem dado as caras por aí, é interessante dividir suas responsabilidades em pequenas tarefas, que são mais fáceis de cumprir e de visualizar quando prontas.

Pare de reclamar

É claro que o lugar onde você trabalha tem coisas que, a seu ver, poderiam melhorar ou não funcionam da forma que julga certa. Porém, quando você verbaliza o seu descontentamento, isso diz muito mais sobre você do que sobre o assunto reclamado. Reclamar o tempo todo tem efeitos negativos sobre o seu corpo e a sua mente, além de afetar todos que convivem com você, trazendo para o escritório uma verdadeira espiral de negatividade. Portanto, concentre seus esforços na resolução dos problemas.

Defina o seu legado

O que você quer deixar de lição para a empresa ou para quem trabalha com você? Pode ter certeza de que as pessoas só percebem de nós o que emitimos, ou seja, se você for um profissional sério e responsável, dificilmente verão você de outra forma. E o contrário também vale!

Ter consciência de que você afeta as pessoas à sua volta, entender que elas reconhecerão seus esforços e trabalhar incessantemente no seu desenvolvimento, com certeza, farão de você uma pessoa a ser lembrada de uma maneira especial pelos seus gestores ou liderados.

Esteja sempre disposto a ajudar

Você não é avaliado apenas pelo seu trabalho ou por números alcançados. Pequenas atitudes também mostram se você está mesmo motivado a levar adiante a sua carreira na empresa. Negar ajuda e pensar no seu trabalho como uma coisa única e independente do restante da equipe pode passar a imagem de alguém egoísta.

Com certeza, não é isso que você quer mostrar. De outro lado, se disponibilizar a prestar assistência, além de ser um gesto sempre muito bem lembrado por todos, demonstra que você está comprometido com a empresa como um todo.

Invista na comunicação

Sem dúvidas, a falta de comunicação é uma das maiores barreiras enfrentadas no dia a dia das empresas. Isso não quer dizer que você pode desandar a falar da sua vida pessoal! Tente manter uma comunicação clara e efetiva com todos, expresse seus argumentos e compartilhe informações. Sem dúvidas, esse é um dos bons hábitos mais importantes quando falamos de clima organizacional.

Atualize-se

Acha que já sabe tudo sobre o trabalho que desempenha? Então, você não está se atualizando! Manter a cabeça aberta para novos processos que podem ser implementados, para novidades do setor, para mudanças que ocorrem o tempo todo é um hábito muito valorizado nas empresas.

Por que você não experimenta, por exemplo, tirar 30 minutinhos do seu dia para ler notícias ou artigos relacionados ao seu negócio? É apenas meia hora, mas é um tempo precioso que pode fazer muita diferença no seu desempenho e na sua carreira!

Os bons hábitos no trabalho também englobam aquelas pequenas práticas que você pode fazer em prol do seu bem-estar, como não comer em frente ao computador, manter-se hidratado e com a postura adequada e respeitar seus horários de pausa — elas são importantíssimas para o seu cérebro e a sua produtividade.

Você, sua carreira e o seu desenvolvimento pessoal têm muito a ganhar ao inserir novos e bons hábitos na sua rotina de trabalho! Sair da zona de conforto é sempre um estímulo para o profissional e, claro, ajuda a empresa a ver quem realmente joga junto.

E sabe por onde começar essa mudança e abrir espaço para os bons hábitos? Aprendendo a ser mais flexível no trabalho com essas 7 dicas poderosas! Boa leitura!

1 comentário

  • Sandra Souza disse:

    Excelente texto com dicas preciosas para o profissional que deseja se destacar no mundo
    dos negócios e na vida pessoal.

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