Como ser um líder íntegro? Entenda como suas ações impactam na motivação dos colaboradores

A integridade é uma virtude fundamentada pela retidão e imparcialidade de um indivíduo. Apesar de ser muito importante para a nossa sociedade, ela é comumente ignorada. Um dos responsáveis por isso é o abismo existente entre o discurso e a prática das pessoas. Por isso, você deve aprender como ser um líder íntegro.

Estamos falando de uma virtude desafiadora, afinal, é muito difícil colocar a integridade em prática nesse mundo repleto de valores equivocados e invertidos, onde ter é mais importante do que ser. Entretanto, não se trata de algo impossível e, neste artigo, mostraremos os caminhos que devem ser seguidos por quem busca a integridade.

Continue a leitura e aprenda como ser um líder íntegro. Entenda também como as suas ações impactam na motivação dos colaboradores.

Lidere pelo exemplo

A integridade é conquistada quando o seu discurso está completamente alinhado às ações que pratica. No mundo corporativo, isso significa liderar pelo exemplo. As pessoas seguem o líder que é imparcial e comprova que segue exatamente o que diz, portanto, evite abraçar causas ou adotar posturas somente quando são convenientes.

Se você deseja obter um maior nível de produtividade entre os membros da sua equipe, por exemplo, comece pelas suas atitudes.

Ofereça feedback constante

Os profissionais precisam receber feedbacks constantes para que saibam se estão agindo de acordo com o esperado ou não pela organização. Esse direcionamento é fundamental no dia a dia de trabalho, pois ajuda a manter o colaborador sempre motivado e alinhado com as expectativas da sua área, departamento e empresa.

Para que essa rotina seja uma via dupla de comunicação, permita-se receber feedbacks dos seus colaboradores e considere o que é dito.

Pratique uma comunicação mais aberta

O líder que se coloca em um patamar superior aos demais acaba distante da realidade da própria equipe. Em vez de se trancar na sua sala e impedir que os profissionais se aproximem, experimente praticar uma comunicação mais aberta. Documente os processos e fale abertamente sobre o que a empresa espera de cada um.

Quando a comunicação entre todos é clara e objetiva, torna-se eficaz e possibilita que o foco das pessoas seja sempre na melhoria contínua do trabalho que é desenvolvido.

Acompanhe e valorize os membros da sua equipe

Lembre-se de que os resultados de uma organização dependem diretamente do nível de empenho dos profissionais que nela trabalham. Motivá-los, portanto, é essencial para que o trabalho seja desenvolvido com excelência. Sendo assim, acompanhe e valorize os membros da sua equipe.

Esse tipo de ação ajuda a alcançar outro benefício, que é a melhora da imagem da empresa fora dela. Desse modo, talentos são atraídos e retidos com mais frequência.

Resolva conflitos e direcione o foco para a produtividade

O clima organizacional de uma empresa deve ser trabalhado para que o foco das pessoas permaneça voltado para a melhora contínua da produtividade. Nesse aspecto, a resolução de conflitos possibilita que comportamentos nocivos, como a fofoca e as especulações, não contaminem o ambiente e desmotivem as pessoas.

Quando estiver diante de um conflito, não se intimide e agende um encontro entre as partes envolvidas, para que uma boa conversa possa resolver a situação.

Aprenda a se conhecer bem para alinhar o discurso e as ações

Ser um líder íntegro demanda autoconhecimento, pois somente essa habilidade possibilita o alinhamento entre o seu discurso e ações. Quando você se conhece por inteiro, descobre quais são os seus pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados, bem como as situações que tiram você do sério ou te colocam na zona de conforto.

As dicas apresentadas acima dão o caminho para que você aprenda como ser um líder íntegro. Mude a sua postura e seja um profissional melhor.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque os seus colegas que desejam adquirir integridade em suas ações profissionais.

2 comentários

  • Hélio Moraes disse:

    Realmente podemos aprender as habilidades de ser um líder íntegro, ou seja, gerar resultados. Geralmente buscamos ser um bom líder, que sem treinamento acaba sendo bom pra somente um lado, empresa ou liderados. Sendo íntegro satisfaz os dois lados!

    Grato Marcos Possati!

  • Ana Cândida disse:

    Excelente matéria, somos seguidos institivamente por todos a nossa volta a todo instante… com essa matéria faz com que possamos nos auto analisar e rever atitudes. Marcos Possati, quero lhe parabenizar aqui, pelo excelente exemplo que vc nos tem transmitido, Faco parte da sua equipe e aprendo a cada dia contigo, a Margarida Posssti e a minha sempre Mestra Reginah Araújo. Muito obrigada pelos líderes íntegro e dedicados que são.

  • Deixe seu comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.