Como superar a falta de motivação?

O dia amanhece, levantamos cedo, animados e cheios de energia para ir ao trabalho e realizar nossas funções com satisfação e prazer. Se o que você sente ao despertar passa longe do que foi descrito e precisa se “arrastar” para executar as ações de rotina, talvez esteja com falta de motivação.

O desânimo e a falta de interesse profissional podem estar ligados a diversos fatores e terem como fonte problemas pessoais ou até doenças, como a depressão.

Para ajudar você a identificar o problema, listamos neste post alguns sinais de falta de motivação e algumas dicas para superá-la. Confira!

Quais são as características da falta de motivação?

Pior que a sensação de não querer fazer nada é a falta de interesse em executar uma ação quando você tem várias tarefas a cumprir. As emoções dão energia para enfrentar os desafios diários, e quando estamos sem ânimo para executar as atividades é porque deve haver algo incomodando.

Existem sinais que indicam que a pessoa está desmotivada. O problema é que muitas vezes não percebemos e não conseguimos interpretar os indícios de nossa falta de vigor.

Além da ausência de ânimo, do desinteresse e do desejo irresistível de procrastinar, a pessoa também pode apresentar sintomas físicos devido a causas emocionais, como dificuldade de concentração, alterações no sono e cansaço.

Como superar a falta de motivação?

Mesmo pessoas bem-sucedidas e com uma trajetória admirável já passaram por momentos difíceis, incertos e pouco estimulantes. Foi a capacidade delas de entrar em ação e buscar impulsos para solucionar problemas que fez com que superassem as dificuldades. Veja algumas atitudes positivas que você também pode adotar:

Lembre-se do que levou você até ali

As razões que levaram você a começar um trabalho ou escolher uma carreira devem ser sempre lembradas em um momento de questionamento, de dificuldade ou incerteza. Pergunte a si mesmo quais os principais motivos para fazer o que faz e tente lembrar de que maneira cada tarefa está ligada aos seus objetivos.

Pense na recompensa do resultado final

Muitas vezes, em uma situação de desânimo, as maiores dificuldades que encontramos surgem antes de começar uma tarefa. Quando estiver diante de uma página vazia de um artigo, pense no quão recompensador será o resultado do trabalho e no arrependimento que poderá sentir se não executá-lo.

Construa um ambiente de apoio

O ambiente de trabalho exerce forte influência sobre nossa produtividade, humor e motivação. Somos também reflexo das pessoas com quem nos relacionamos no escritório.

Ao se aproximar de colegas que estão sempre falando de assuntos ligados ao alcance de metas, sucesso, negócios e resultados da empresa, você terá a oportunidade de desenvolver melhor seus conhecimentos sobre os temas, trocar ideias e fazer parte daquela engrenagem. Consequentemente, se sentirá motivado e com mais energia.

Faça pausas, relaxe e descanse

Costumamos pensar que o sucesso é resultado de um trabalho longo, árduo, obstinado e incansável. Mas muitas pessoas bem-sucedidas e realizadas profissionalmente só conseguiram alcançar seus objetivos porque souberam o momento em que deveriam dar um tempo. Uma carreira de sucesso é geralmente construída ao longo de anos.

Em alguns casos, tudo o que você precisa é fazer uma pausa, reavaliar as circunstâncias e, então, recomeçar sua jornada. Portanto, descanse sempre que considerar necessário para combater a falta de motivação e voltar com muita persistência, coragem e determinação ao trabalho.

Cabe lembrar que o ânimo também está ligado à postura do profissional e ao modo de se colocar em determinadas situações, o que significa fazer escolhas acertadas e saber o momento em que deve aceitar ou negar o que foi proposto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.