Confira 7 habilidades de liderança que podem ser desenvolvidas

Figura muito importante dentro das empresas, o líder consegue orientar e gerir toda a equipe. Ele resolve problemas, inspira pessoas e promove o crescimento esperado pela organização. Contudo, para chegar a esse patamar, é preciso desenvolver algumas habilidades de liderança.

Empatia, autoconhecimento, autoconfiança e equilíbrio emocional, entre outros, são extremamente necessários para o desenvolvimento do trabalho de um líder bem-sucedido. Por isso, vamos apresentar a você um pouco de cada uma dessas habilidades e mostrar como elas contribuem com o seu sucesso pessoal e profissional.

Continue a leitura e confira 7 habilidades de liderança que podem ser desenvolvidas.

1. Empatia

Pessoas empáticas são consideradas mais agradáveis e eficazes nas atividades que envolvem interação pessoal. Elas são vistas dessa maneira porque estão menos sujeitas a sentimentos ruins como estresse e ansiedade, além de saberem lidar com críticas. Da mesma maneira, comunicam-se com mais clareza.

Empatia é um conceito ligado à cognição. Trata-se da capacidade de compreender o que o outro está sentindo. Como uma das habilidades de liderança, a empatia faz com que você esteja atento ao que os outros falam, entendendo as expressões emitidas pela linguagem corporal, escolha das palavras e outros sinais.

Para desenvolvê-la, experimente parar de pensar somente em si e mantenha sua atenção voltada para o outro. Em vez de manter silêncio apenas para aguardar seu momento de falar, atente-se ao que está sendo dito.

2. Autoconhecimento

A próxima habilidade de liderança que você pode desenvolver é o autoconhecimento, fundamental para o alcance do equilíbrio. Por meio dele, você conhece sua personalidade, bem como o que o motiva e desanima. A partir disso, você obtém a ajuda necessária para lidar com sua evolução pessoal.

Esse é um processo interno que traz muita clareza. Ele revela o que lhe faz bem, seus desejos e o que pode ser melhorado. Ao desenvolvê-lo, você aprende a dizer “não” para o que não está de acordo com sua visão de mundo ou planos e perde aquele medo de ficar sozinho ou desapontar os demais.

Explore novas experiências e permaneça sempre aberto a mudanças de opinião. Tire um tempo para si e, se necessário, busque ajuda profissional. Escute mais seus anseios para se conhecer melhor.

3. Autoconfiança

Outra das habilidades de liderança que podem ser desenvolvidas é a autoconfiança, que é a capacidade de acreditar e ser capaz de realizar algo. Por isso, quem é autoconfiante também adquire serenidade e tranquilidade — mantendo o equilíbrio mesmo diante dos momentos de pressão.

Quem busca alcançar um patamar de liderança na carreira, encontra dificuldades pelo caminho e, mesmo diante delas, não pode desistir. Por isso, cerque-se de pessoas com pensamento positivo, pois essas atitudes são contagiosas e dão novos ares à maneira como você se vê.

Organize-se para evitar os estresses do cotidiano e coloque mais prazer em suas atividades. Aproveite para adiantar suas tarefas e manter a agenda sempre organizada, deixando em dia todos os compromissos.

4. Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é outra habilidade que pode e deve ser desenvolvida. E você percebe isso quando se arrepende de uma atitude ou comportamento. Esse é o tipo de reação comum quando somos motivados apenas pelo nosso lado emocional, quase que de forma automática.

Uma das coisas que fazem com que percamos a cabeça é, muitas vezes, o fato de não termos o controle sobre os nossos pensamentos e ações. Por isso, o equilíbrio emocional é importantíssimo para que você tome as melhores decisões em sua vida pessoal e/ou profissional. No entanto, ele depende de autoconhecimento.

Esses dois conceitos estão ligados porque, para alcançar o equilíbrio emocional, você precisa conhecer seu estado interno e a forma como ele influencia os pensamentos, os comportamentos e as atitudes.

5. Visão estratégica

A visão estratégica é como um exercício de planejamento para o futuro. Trata-se da definição de um objetivo a longo prazo, capaz de apontar as melhores ações que podem ser realizadas no presente para atingir as metas estabelecidas. Esse conceito lista prioridades e elimina aquilo que não é relevante.

Por meio da visão estratégica, você enxerga com clareza o que deseja e consegue adotar novos hábitos no dia a dia para atingir seus desejos. Por isso, esse conceito é amplamente usado no mundo corporativo. No entanto, não são apenas as organizações que podem se beneficiar desse modo de enxergar a vida.

Baseie suas ações nos seus objetivos pessoais e profissionais, buscando sempre trazer novas informações à organização para a qual trabalha. Comunique-se com clareza e trabalhe sempre com o intuito de contribuir.

6. Comunicação eficaz

A comunicação eficaz, como uma das habilidades de liderança, tem o poder de conquistar, influenciar e desenvolver competências. Essa é a chave que possibilitou o desenvolvimento do homem, permitindo uma evolução que chega aos dias atuais — e que promete ser expandida pelos próximos séculos e milênios.

Em uma esfera menor, a comunicação eficaz permite a perfeita troca de informações. Para tal, ela é estabelecida em um canal de interação no qual não há ruídos entre emissor, receptor, linguagem e mensagem. Para isso, invista em uma boa oratória, pronunciando corretamente as palavras.

Saiba evidenciar conhecimentos e seja um bom ouvinte — o que também tem uma relação direta com a primeira habilidade apresentada neste artigo, a empatia. Coopere com os demais e gere bons relacionamentos.

7. Inspirar pessoas

Muita gente confunde o conceito de entusiasmo com o de inspiração. O entusiasmo é um estado interno que vem de dentro para fora, ou seja, parte de cada pessoa. Não há como você motivar alguém, pois isso depende da outra parte — não de você. No entanto, é possível inspirar os demais.

A habilidade de inspirar é fundamental nas relações de trabalho. Como seres humanos, temos nossas preferências, opiniões, modo de enxergar o mundo e uma série de outras diferenças. Para fazer com que todos trabalhem por um mesmo objetivo, é preciso inspirar pessoas.

A inspiração vem por meio de objetivos claros, propostas cuidadosamente planejadas, relações sinceras, atenção ao que está sendo dito e a consideração em relação à opinião dos outros profissionais.

As habilidades de liderança que citamos aqui podem ser desenvolvidas em qualquer ser humano, desde que elas sejam parte do seu objetivo de crescimento pessoal e profissional. Portanto, reflita sobre como elas podem ajudá-lo no seu processo para se tornar um líder.

Se você gostou de conhecer mais sobre essas habilidades, Entre em contato conosco e saiba mais como a Master Mind Treinamentos pode contribuir para que você seja um líder de alta performance!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.