Desenvolvimento pessoal: o que é e como aplicar no cotidiano?

Você sabe qual o conceito de desenvolvimento pessoal? Trata-se de um conjunto de aprendizados e atitudes que visam a ampliação de habilidades diversas que corroboram para melhorias de seus pontos fortes e para a diminuição ou eliminação dos pontos fracos.

Isso significa que as estratégias voltadas para o desenvolvimento pessoal possuem um impacto positivo nos desafios cotidianos, ajudando a superar obstáculos recorrentes também na área profissional

Continue acompanhando o nosso post, conheça 5 boas práticas e saiba mais sobre o assunto!

Um pouco mais sobre desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal abrange uma série de entendimentos, que abrangem temas como inteligência emocionalautoconhecimento, desenvolvimento de metas e objetivos de vida, entre outras informações.

O primeiro passo em rumo a esse tipo de desenvolvimento é ter foco para realizar melhorias concretos em sua vida e coragem para não apenas descobrir o melhor de suas aptidões, como encarar tudo aquilo que não gosta em você mesmo, como defeitos e pontos fracos.

Em outras palavras, a busca pelo desenvolvimento pessoal significa conhecer tudo aquilo que há de melhor e pior em você, mas sem uma postura crítica ou cobranças excessivas.

Com esse conhecimento, você aprenderá a ter um olhar maduro sobre si mesmo, e por meio de estratégias específicas, saberá como agir para ser um indivíduo melhor e um profissional qualificado, trazendo benefícios em seu trabalho e nas suas relações interpessoais

As boas práticas de desenvolvimento pessoal

Agora que você já entende o conceito de desenvolvimento pessoal, deve estar se perguntando como deve fazer isso. Vamos listar a seguir 5 formas práticas para que consiga aplicar no seu dia a dia e supere a maioria dos seus desafios.

1. Compre livros e acessar blogs sobre desenvolvimento pessoal

Um bom começo para quem deseja entrar em um mundo de autoconhecimento e ampliação de suas habilidades é dedicar um tempo para leitura de livros sobre desenvolvimento pessoal. Muitas pessoas não gostam desse tipo de literatura por acreditarem que não sejam eficazes ou apenas por puro preconceito.

Acreditamos que quem deseja transformações positivas em sua vida, deve estar disposto a fazer algumas mudanças em sua rotina. Isso inclui aprender como gerir o seu tempo e dar prioridade para a leitura de materiais que podem contribuir para o seu crescimento em sua vida.

Reserve um tempo em seu dia, nem que seja 10 ou 15 minutos para se dedicar ao estudo do desenvolvimento pessoal. Desta forma você não só passará a entender melhor alguns conceitos, como também começará a mudar sua mentalidade em relação aos desafios. 

Acessar constantemente blogs e sites sobre o tema também auxilia no seu progresso, pois neles são incluídos com frequência post atualizados com novas técnicas e metodologias voltados ao desenvolvimento humano. 

2. Estabeleça seus objetivos de vida

Você já parou para estabelecer suas metas de vida? Sabemos que alguns sonhos são de longa data, outros podem ter aparecido a pouco tempo, mas já parou para pensar se realmente as coisas que você queria há 10 anos são as mesmas que você quer hoje em dia?

As pessoas mudam com o passar do tempo, e se você parar e analisar, certamente não é a mesma pessoa de 5 anos atrás. Então, procure fazer uma análise para descobrir quais são seus objetivos de curto, de médio e de longo prazo. 

Depois que você fizer essa análise, pergunte a si mesmo: o que me impede de alcançar as metas atualmente? Será que de fato eu preciso esperar anos pra atingir o meu objetivo? Existe algum conhecimento extra que eu precise adquirir ou está faltando foco para alcançar essas metas? 

Ao estabelecer seus objetivos e identificar o que precisa fazer para alcançá-los, você dará um passo maior em direção ao seu desenvolvimento. 

3. Conheça a si mesmo por meio do olhar de outra pessoa

É comum que as pessoas tenha um olhar sobre você que seja diferente daquele que tem sobre si mesmo. Então, uma forma de se desenvolver é perguntar para pessoas de confiança, como parentes, amigos ou mesmo para sua chefia direta, quais são os seus pontos fortes e quais os seus pontos fracos.

Existe a possibilidade das respostas serem um pouco diferente do que pensa, ou seja, aquilo que você pode considerar o seu ponto forte pode ser visto como um defeito na concepção de outras pessoas.

Obviamente, algumas informações que os outros passarem podem não condizer com a sua realidade. Mas fique atento se mais uma pessoa citar o mesmo ponto forte ou fraco, mesmo que você não concorde com elas. Afinal, se duas ou mais pessoas falarem a mesma coisa, pode ser que haja uma necessidade de mudança que você não queira fazer.

4. Faça a gestão do seu tempo

A falta de tempo é uma das desculpas mais frequentes para evitar o comprometimento com o seu desenvolvimento pessoal.

Mude sua rotina, diminuindo as horas que você passa no celular ou vendo TV, por exemplo. Fazendo a gestão do seu tempo, será mais fácil atingir novas metas e melhorar a sua vida.

5. Invista em cursos especializados

Independentemente de você sempre ler e buscar pôr em prática as estratégias de desenvolvimento pessoal por conta própria, fazer um curso especializado é sempre um investimento que vale a pena. 

Os cursos possuem metodologias próprias, que dificilmente conseguiriam ser aplicados sem a ajuda de um orientador. Além disso, as empresas especialistas no assunto possuem grande experiência no assunto, porque lidam diariamente com pessoas e profissionais dos mais diversos ramos de atuação.

Isso sem falar na importância que um olhar experiente pode ter para ajudá-lo a identificar problemas que você não pode perceber sozinhos, bem como orientá-lo na direção certa a solução do mesmo. 

Por fim, um curso especializado em desenvolvimento pessoal traz resultados rápidos e que podem ser aplicados durante toda a sua vida. Você terá não apenas um embasamento teórico, como conseguirá colocar em prática os conhecimentos adquiridos com adaptação à sua realidade de vida. 

Gostou de nosso artigo sobre desenvolvimento pessoal? Deseja tomar ações concretas para ampliar esse conhecimento em sua vida? Entre em contato conosco e descubra soluções para atingir esse objetivo. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.