Liderança: aprenda como delegar tarefas e se tornar um grande líder

O contexto organizacional necessita que os líderes aprendam como delegar tarefas, pois, os resultados planejados dependem da participação de todos os membros da equipe. Sozinho, dificilmente você alcançará objetivos ou cumprirá metas. Cada profissional que faz parte da sua equipe precisa ter as próprias responsabilidades, para otimizar os processos.

Ter uma atitude centralizadora não é algo do qual você possa se orgulhar, pois isto o faz assumir tarefas que poderiam ser realizadas por outras pessoas. Ao delegar tarefas, você adquire tempo para se dedicar às questões estratégicas da empresa e, ao mesmo tempo, dá a chance dos outros realizarem trabalhos importantes para a organização.

Continue a leitura e torne-se um grande líder! Aprenda, a seguir, como delegar tarefas.

Conheça os membros da sua equipe

Para delegar tarefas do modo correto, você precisa conhecer os membros da sua equipe. Lembre-se que o trabalho precisa ser distribuído da melhor maneira, para que cada profissional assuma responsabilidades que são compatíveis com suas capacidades — não somente as qualificações técnicas, mas também a experiência.

Conhecê-los requer uma mudança de atitude. Aproxime-se mais deles, melhorando a comunicação existente entre vocês. Comunique-se de forma mais ativa e observe como cada funcionário assume responsabilidades e desempenha as funções que lhes foram atribuídas. Sempre que for necessário, chame-os para conversar.

Reconheça as habilidades e competências dos colaboradores

Lembre-se do dia em que contratou cada um dos profissionais que hoje compõem a sua equipe. Quando eles chegaram, traziam consigo uma bagagem técnica e intelectual que foi muito apreciada pela empresa. Portanto, faça valer cada uma das suas contratações e reconheça as habilidades e competências dos seus colaboradores.

Aproveite o contato mais próximo que foi estabelecido no tópico anterior para confirmar o potencial de cada profissional. Como líder, você não só pode como deve entregar mais responsabilidades para a sua equipe. Essa é uma maneira de valorizar o capital intelectual que trabalha com você.

Delegue com clareza e defina bem os prazos

Delegar tarefas não pode ser confundido com o ato de procrastinar e, posteriormente, empurrar as suas responsabilidades adiante. Para que os seus colaboradores deem o máximo de si, você precisa delegar com clareza as atividades que precisam ser feitas, ou seja, instruir de modo exato sobre o que esperar de cada trabalho.

Outro ponto importante é a forma como você comunica isso. A melhor maneira se dá por meio do impacto do trabalho no resultado do projeto, possibilitando a todos o entendimento acerca da importância dele. Sobre os prazos, defina-os bem para evitar surpresas. Estabeleça prazos para cada uma das etapas das tarefas.

Acompanhe o desenvolvimento das tarefas e dê suporte

Cabe a você, líder, o papel de acompanhar as tarefas que forem delegadas, pois elas fazem parte da sua estratégia de trabalho e precisam ser feitas de acordo com as suas expectativas. Portanto, utilize ferramentas de gerenciamento que tornam fácil o acompanhamento do trabalho de cada um dos colaboradores.

Remova os obstáculos que surgirem no caminho da sua equipe para que os profissionais consigam realizar um bom trabalho. Entenda as principais dificuldades da equipe e tente reduzi-las ao menor nível possível. Ofereça as condições necessárias para que todos consigam se dedicar unicamente às tarefas que lhes foram delegadas.

Dê feedbacks constantemente

O feedback é um recurso importante para que você desempenhe bem o seu papel de líder e possa estabelecer uma relação mais próxima com a equipe. Por meio dele, você consegue fornecer orientações precisas sobre a realização de tarefas e o modo como gostaria que os trabalhadores agissem diante das responsabilidades.

Cria-se, por meio do feedback constante, um elo entre você e a sua equipe. Essa proximidade é necessária para que exista uma confiança mútua. Desse modo, você estará alimentando o espírito de equipe, abrindo o caminho para o surgimento de um propósito que guiará os profissionais. Além de dar passe a receber feedbacks também.

Crie processos que permitam delegar tarefas

Uma das principais vantagens em delegar tarefas é a otimização do tempo, portanto, você precisa criar rotinas que tornem esse processo mais simples e ágil. Se você tiver que gastar muito tempo gerenciando o processo de delegação ou acompanhamento de tarefas, os processos demonstrarão ser inúteis.

Delegar tarefas envolve o estabelecimento de uma comunicação clara e eficiente entre você e sua equipe. Estabeleça os processos necessários para que as tarefas sejam delegadas de modo rápido e, ao mesmo tempo, preciso. Crie uma estratégia que permita verificar o trabalho da equipe periodicamente, mas sem que isso tome muito do seu tempo.

Invista em recursos que facilitem a delegação

A tecnologia está entre nós exatamente para tornar o nosso cotidiano mais fácil. Pesquise as ferramentas que auxiliam na distribuição de tarefas e responsabilidades. Elas possibilitam o acompanhamento dos processos de modo que o seu tempo é respeitado, sobrando espaço para se dedicar às questões estratégicas da empresa.

Você também pode dividir a sua equipe em núcleos menores, estabelecendo um supervisor para cada um deles. Semanal ou quinzenalmente esses supervisores podem se reportar a você, levantando os problemas identificados para que, juntos, consigam pensar nas melhores soluções.

Entenda que você não pode fazer tudo sozinho

Para se tornar um grande líder, você precisa entender que também tem um propósito: motivar e inspirar pessoas. São os profissionais que fazem parte da sua equipe que trabalham, com você, para que a empresa alcance os objetivos traçados e atinja as metas estabelecidas. Por isso, saiba que não pode fazer tudo sozinho.

Abra mão dessa atitude centralizadora que torna todos os processos dependentes da sua decisão, checagem ou mesmo manipulação. Confie no talento dos profissionais que trabalham com você para que, juntos, possam brilhar. Motive-os para que eles deem o melhor de si. Delegue responsabilidades e, por meio da valorização dos trabalhadores, torne-se um líder admirado por todos.

Aprender como delegar tarefas é algo fundamental na rotina de um líder. Sozinha, uma andorinha não faz verão. O mesmo vale para você. Se uma única pessoa pudesse assumir todas as responsabilidades de uma organização, não existiria o conceito de equipe e muito menos o trabalho colaborativo. Pense nisso!

Deixe o seu comentário a seguir e nos conte como é o seu relacionamento com a equipe que lidera. Você delega tarefas com qual frequência?

1 comentário

  • […] ações que pratica. No mundo corporativo, isso significa liderar pelo exemplo. As pessoas seguem o líder que é imparcial e comprova que segue exatamente o que diz, portanto, evite abraçar causas ou […]

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